Postagens populares

Seguidores

domingo, 13 de novembro de 2011

Dinâmica de grupo



Li hoje sobre depoimentos acerca da Dinâmica de Grupo. Fico ainda hoje, impressionada com a concepção equivocada das pessoas. Talvez não gostem das baboseiras que são realizadas em nome desta ciência. O desconhecimento sobre os fundamentos de Dinâmica de Grupo deixam o senso comum dominar as mentes dos desavisados. Quem não gosta de se relacionar com o outro? Como você enxerga a validação com quem você convive? Como perceber a comunicação analógica que expressa à subjetividade do amigo (a), do companheiro (a)?Quem não vive em grupo? Na família, na universidade, no lazer, no trabalho? Viver em grupo é inevitável em nossas vidas. É preciso ter cuidado para não invadir a intimidade do outro. Terapia é para psicólogos em seus consultórios
Como professora dessa área, tenho aprendido e me surpreendido com as pessoas: a generosidade, a ética, a solidariedade, a emoção, a inventividade e o prazer em fazer coisas juntas. Concordo quando se afirma: abraçar o outro só tem significado se ambos quiserem; olhar nos olhos dos outros só faz sentido se ambos desejarem viver a experiência. Falar de seus sonhos e de projetos só tem valor se o grupo compartilhar de forma verdadeira. O lúdico, o brincar juntos não é privilégio infantil, os adultos têm o riso solto, e gostam de dar boas gargalhadas, gostam estar juntos em torno da mesa do bar, da ceia de natal, das festas, enfim. A gente também precisa estudar sobre como viver em grupo, isso não se aprende por acaso. A Dinâmica de grupo, através de jogos e vivências, exercícios bem programados sem cair no tecnicismo inócuo, nos agrega, nos instiga e nos faz pensar sobre a subjetividade, tema de artigos científicos. Além de analisar filmes, estudar textos e refletir sobre o processo grupal.
Compreender o outro é uma das atitudes que nos acompanha pela vida a fora e, sem sabermos, dançamos juntos as experiências da existência humana em sua efemeridade, sonhamos juntos nossos projetos científicos. Portanto, o preconceito nos empobrece nos impede de ver outras verdades e enruga nossa alma e, mais ainda, enrijece os nossos corações. Paciência amigos! Há lugar para todos, há trabalho para os desejosos de fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ce, Brazil
Sou uma jovem senhora que gosta de olhar o mundo de um jeito diferente, buscando encontrar o indecifrável, o indescritível, o inusitado, bem como as coisas simples e belas da vida.