Postagens populares

Seguidores

sábado, 15 de abril de 2017

A chegada

A chegada


Ë uma viagem. Cheia de expectativas. Vão ao sítio. Marcia, o marido e seu filhos e os queridos netinhos.! Assim a camioneta, os outros carros, saem estrada a fora. E os garotos pedem sorvete, água, biscoito de chocolate... vários petiscos que eles adoram comer. Além de parar na estrada para o prato inesquecível. Tapioca de coco com café e leite condensado. Assim vamos.... Passam os lugarejos de sempre até chegar à nova estrada que foi construída, muito bem tratada, claro, principalmente face ao turismo nascente. Curvas, ora paisagem ressequida, ora verdes paisagens, depende da época do passeio:  Semana Santa, Janeiro, Julho, e outros meses durante o ano. Cada estação com sua cor e cada uma delas preenchida do prazer de estarmos juntos.
         Finalmente o sítio. Tira-se o farto material dos carros: roupas, comidas, brinquedos, jogos, variados materiais de pesca e coisas de praia. Ë um rebuliço!! Os meninos saem logo com a bola nos pés para jogar com a garotada das proximidades. De repente o campo se enche de risos e gritos de alegria, a bola rolando. São crianças dos mais variados tamanhos, não só pela idade, mas também pela estrutura física.  Os adultos entram e começam a organizar o lugar. As duas secretárias vão para cozinha e ajeitam a comida espalhada pela mesa grande. A avó, dispõe as coisas dos meninos. Os homens vão para o terraço para conversar e contar lorotas. É a chegada ao sítio.
Logo mais, as panelas estão no fogo. O Seu Jorge, já paramentado de sitiante, com chapéu, bermuda e botas, vai apanhar os limões, as laranjas, os sapotis, as mangas, dependendo da época do ano. Então, em pouco tempo, a bancada da cozinha fica cheia de frutas colocadas jeitosamente em grandes cestos. É uma fartura!
 A avó vai arrumando o quarto, sacudindo a roupa de cama e mudando lençóis e, toalhas, juntamente com as ajudantes.  O som é aberto e a voz solta e bonita de Fagner enche o ambiente de musicalidade ... Borbulhas de amor. É o frenesi da chegada.
         Lá no quintal escuta-se a voz apressada do caseiro perguntando se desejam água de coco? E assim a chegada torna-se colorida e agradável. Algumas horas depois, o assado de panela, a farofa com carne do sol e o feijão verde exalam um cheiro de comida gostosa, feita com o esmero pelas meninas da casa. Muito bom!
          Hora do almoço, na grande mesa verde, os pratos, copos, talheres e terrinas de comida saborosa, enchem de prazer a degustação familiar.

              Inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ce, Brazil
Sou uma jovem senhora que gosta de olhar o mundo de um jeito diferente, buscando encontrar o indecifrável, o indescritível, o inusitado, bem como as coisas simples e belas da vida.