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quarta-feira, 1 de maio de 2013

O processo motivacional em sala de aula



O PROCESSO MOTIVACIONAL EM SALA DE AULA: o que fazer?



Regina Lúcia Barros Leal da Silveira

Resumo; O estudo aborda questões relacionadas à motivação dos alunos nos cursos de graduação, alguns fatores motivadores e desmotivadores, evidenciando a experiência de professores que participaram do curso de Formação Pedagógica - O Processo Motivacional em sala de aula e de alunos da disciplina de Psicologia da Aprendizagem, 2007/01. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa utilizando-se de trabalhos em grupo através de questões dirigidas, em ambiente de sala de aula, Os participantes do estudo revelaram sua visão sobre as questões postas. Para os professores e os alunos informantes, ambos, com sua linguagem própria, consideram indispensável à motivação para aprendizagem e reconhecem sua influência na prática docente. As falas revelam que ambos se incomodam com a falta de motivação em sala de aula. Como conclusão do estudo destaca-se o significado pedagógico da motivação em sala de aula, como um dos fatores essências ao processo ensino-aprendizagem. Desta forma, considera- se essencial, do ponto de vista da formação docente, a discussão sobre o tema nos curso de formação continuada, em reuniões de professores, seminários docentes, encontros pedagógicos, programas de apoio ao aluno, palestras e colóquios, entre outros espaços educativos.



Palavras-chave: Motivação. Sala de aula. Ensino. Aprendizagem

Introdução

A motivação em sala de aula tem sido uma questão discutida pelos professores , em todos os níveis de ensino, como um fator determinante para garantir resultados satisfatórios no processo ensino-aprendizagem.

O presente estudo procurou compreender o significado da motivação para o ensino aprendizagem, atribuído pelo professores e  os alunos investigados. Para a investigação, utilizou-se  de uma metodologia qualitativa, realizando  trabalhos em grupo para o debate de questões dirigidas. O estudo foi realizado com os alunos da disciplina Psicologia da Aprendizagem da Universidade de Fortaleza 2007.2, e com os professores que participaram do curso de formação pedagógica O processo Motivacional em sala de aula realizado na Faculdade Integrada do Ceará- FIC. A pesquisa na FIC foi desenvolvida no primeiro semestre de 2007,

Para os professores informantes, a temática é interessante e crucial para o êxito do aluno e a satisfação docente com relação à sua prática. Consideram indispensável à motivação para  que aconteça a aprendizagem dos alunos.  Reconhecem a importância  do planejamento de ensino, como meio para organizar situações de ensino motivadoras.             Para falas revelam que ambos se incomodam com a falta de motivação em sala de aula.
Para os alunos, eles expressam que motivação e estímulo tem o mesmo significado  e suas as falas indicam a necessidade de que os professores sejamestimuladores com aulas interessantes e  motivadoras.
           Desta forma, considerando os resultados da investigação, do ponto de vista da formação docente, faz-se necessária a inserção do tema nos cursos de formação pedagógica, de educação continuada, nas reuniões de professores,  nas orientações das assessorias pedagógicas, nos seminários para docentes e discentes, nos encontros pedagógicos, nos programas de apoio ao aluno, nas  palestras e  nos colóquios científicos, entre outros espaços e cenários  educativos.
      Como conclusão do estudo, destaca-se a significação pedagógica do processo motivacional em sala de aula, como sendo um dos fatores fundamentais ao processo de ensino-aprendizagem.


Metodologia

Trata-se de  um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. Conforme Leopardi (2002), a pesquisa qualitativa é apropriada, no caso de buscar conhecer o que uma variável representa, e não o número de vezes em que esta aparece.

A coleta de informações dos professores foi realizada na turma do curso Processo Motivacional em Sala de aula, da Faculdade Integrada do Ceará - FIC e de alunos da disciplina Psicologia da Aprendizagem da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, que agrega alunos de variados cursos, com predominância do curso de Educação Física. Foram sujeitos da pesquisa 25 professores, com titulação de especialistas, mestres e doutores, com tempo de experiência na docência de dois meses a 20 anos, lecionando em cursos diferentes e em disciplinas diversas; Direito Constitucional, Hotelaria, mecânica entre outros. Os alunos com idade entre 21 a 30 anos, estudantes dos cursos de Fisioterapia, Farmácia, Educação Física, Letras, Sociologia da Unifor, no horário EF tarde.
O estudo seguiu as recomendações éticas da resolução 196/06 (Brasil, 2000), que trata de pesquisas envolvendo seres humanos. Os Professores declaram a sua livre participação, resguardando-se a privacidade e o sigilo. Os informantes receberam uma denominação de Participação a fim de não serem identificados.
Para coleta das informações utilizou-se a técnica de estudo em grupo com pergunta dirigida para os docentes que seguiu as seguintes etapas: 1. Formação em grupos.  2. Debate sobre os fatores desmotivadores em sala de aula 3. Recolhimento das respostas para discussão em aula posterior. 4. Apresentação dos resultados em sala pelo professor do curso com debate livre sobre a temática.

Os depoimentos obtidos como resultados da dinâmica de grupo participativo e das perguntas do estudo dirigido foram organizados e analisados em sala de aula com os professores consoante a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 1989).

Análise e discussão dos resultados

O que define a motivação?  É um estado interior que estimula, dirige e mantém comportamento do sujeito? Qual o nível de envolvimento na atividade escolhida e o que pensa e sente o indivíduo durante esse envolvimento? Sentir-se motivado é mover-se energicamente em direção a um objetivo?

Abraham Maslow centra a necessidade como explicação fundamental das motivações na sua teoria humanística. Este sugeriu que as pessoas têm uma hierarquia de necessidades, que varia das necessidades de nível mais baixo, como a sobrevivência e a segurança às necessidades de nível mais alto, como a conquista intelectual e a auto-realização. Maslow organizou estas necessidades em forma de pirâmide com o intuito de sugerir que a nossa motivação para satisfazer as necessidades do topo (necessidades de ser) só surgirá, quando as da base forem satisfeitas (necessidades de carência), altura em que a motivação para a satisfação destas descerá. Tal não implica que mesmo quando satisfeitas as necessidades do topo, a nossa motivação cesse. Pelo contrário, ela aumenta, na busca de maior satisfação. A sua teoria foi criticada porque a realidade mostra exemplos de pessoas que não seguem tão rigidamente a sua hierarquia. No entanto, a sua teoria serviu para mostrar como as várias necessidades do ser humano estão todas interligadas e que a motivação de alunos para aprender será mais baixa se outras necessidades de base não estão satisfeitas. Por isso, o professor deverá iniciar os seus esforços nas necessidades de base (WOOLFOLK, 2000).


 O que vem ser a motivação de aprendizagem? Um campo de estudo da Psicologia? Da Pedagogia? Da Andragogia?  Um método de trabalho em sala de aula? Um desafio para os docentes que lidam com os jovens alunos? O interesse do aluno? A paixão do professor por suas aulas?
 Os elementos que compõem a motivação para aprender são os planejamentos, a concentração no objetivo, a consciência do que se quer aprender e como fazê-lo (metacognição), orgulho, satisfação, ausência de ansiedade ou medo do fracasso, a busca ativa de novas informações e o discernimento eficaz do feedback. Não basta, portanto querer aprender. Há também uma exigência no nível da qualidade do esforço mental do aluno (WOOLFOLK, 2000).



Considerando  a afirmação do autir, Nas instituições do ensino superior a discussão sobre o tema se faz presente em várias situações o que revela o seu valor para o aluno e, especialmente para os professores,  como um componente irrefutável à sua competência docente.

Mas o que vem a ser motivação e porque tanta importância?

A motivação para realizar encoraja a motivação para aprender, enquanto ansiedade e medo de fracasso diminuem-na. Finalmente vamos ver a necessidade da autodeterminação. Esta é a necessidade de experimentar escolha no que e como fazemos. É o desejo de que sejam os nossos próprios desejos a determinarem os nossos ações, em vez de serem recompensas ou pressões externas. (WOOLFOLK, 2000).

Motivação não se constitui  um fato isolado do contexto didático pedagógico, não é um ato fragmentado da aprendizagem do aluno. Motivação é um processo significativo na aprendizagem, bem como na prática docente, conforme expressaram os professores informantes da pesquisa.

-Os alunos estão desmotivados para estudar, isso nos inquieta
-Faço o que é possível para motivar meus alunos. Mas, parece que é difícil mesmo- -Tudo concorre para que eles não se interessem. Solicitação demais!
- São muitos os problemas que enfrentamos. Os alunos estão desestimulados para estudar. –
 --Tudo é mais importante que o texto a ser lido e discutido em sala de aula
                                      -Eles parecem não entenderam e ficam no mundo da lua
-Não sei mais o que fazer para os alunos gostarem de ler os livros e os textos indicados.
- Copiar e colar são   as práticas comumente utilizados, daí sua importância em  discutir com os alunos
.
Como entender essa questão? A prática docente apresenta uma especificidade que exige do professor competências e habilidades didático-pedagógicas. A docência é uma ação que requer de quem a exerce,  um saber diferenciado, não só nos aspectos didático-pedagógicos e do conhecimento especifico de sua área de trabalho, mas um saber fundamentado numa visão interdisciplinar da ciência, na competência interpessoal.

Distinguir e associar e não disjuntar e reduzir. Os inimigos da complexidade geralmente têm medo da confusão do todo que há em tudo e vice versa! Mas absolutamente, não se trata de misturar as coisas, trata-se de distingui-las e associa-las. Há um principio de complexidade que, em minha opinião, é igualmente um principio primário. (PETRAGLIA, 84)

       
          O que caberia ao professor e ao aluno?

    Segundo Henrique Enrique Caturk Fita  existe classes de motivação para a conduta do homem e pára aprendizagem:
1. Motivação relacionada com a tarefa ou motivação intrínseca. A própria matéria de estudo desperta no indivíduo uma atração que o impulsiona a se aprofundar nela e a vencer os obstáculos que possam ir se apresentando ao longo do processo de aprendizagem. O aluno encontra reforço no processo à medida que avança, ao verificar que o domínio de alguns conceitos e técnicas abre-lhe as portas para novos conceitos e técnicas que lhe permitirão ir aprofundando e dominando a matéria objeto de estudo.

2.  Motivação relacionada com o eu, com a auto-estima. Os processos de aprendizagem incluem muitos aspectos afetivos e relacionais. Os êxitos e fracassos que obtemos vão definindo o conceito que temos de nós mesmos (autoconceito). Quando se tenta aprender e se aprende, vamos formando uma imagem positiva de nós mesmos que sem dúvida nos ajudará a realizar novas aprendizagens, já que gerará em nós uma confiança e uma auto-estima positiva que nos impulsionarão a seguir adiante.
O autoconceito (FIERRO, 1990) inclui um conjunto amplo de representações (imagens, juízos, conceitos) que as pessoas têm sobre elas mesmas, englobando aspectos corporais, psicológicos, sociais, morais e outros. O autoconceito inclui juízos de valor (auto-estima). As crianças e os adolescentes com alto nível de auto-estima obtêm melhores resultados na escola.
Como diz I. Sole (1993), o autoconceito funciona em alguma medida como um esquema cognitivo. Quando ele é negativo, as expectativas negativas tendem a se confirmar, o que reforça uma baixa auto-estima, estabelecendo-se assim um círculo vicioso difícil de quebrar. As experiências, os êxitos e os fracassos, a opinião que os outros têm de nós colaboram de forma considerável para definir nosso autoconceito e auto-estima.
3.  Motivação centrada na valorização social (motivação de afiliação). Satisfação afetiva que produz a aceitação dos outros, o aplauso ou a aprovação de pessoas ou grupos sociais que o aluno considera superiores a ele. Esse tipo de motivação manifesta algumas relações de dependência.
4.  Motivação que aponta para a conquista de recompensas externas. Prêmios, dinheiro, presentes que serão recebidos ao se conquistar objetivos de aprendizagem.



Mas o que entendem os professores e os alunos sobre motivação? Quais os fundamentos que  a sedimentam na prática docente e na processo ensino-aprendizagem?

Pelas respostas dos grupos pesquisados, a motivação para os professores é algo que vem de dentro, ela nasce do desejo de aprender, expressando o interesse do aluno.
           Para os alunos, a motivação depende do professor, das aulas motivadoras, do interesse pelos conteúdos, de recursos tecnológicos e metodologias estimulantes.

Maslow cita o comportamento motivacional, que é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá idéia de um ciclo, o Ciclo Motivacional (SERRANO 2000).


  Segundo o autor, se o ciclo motivacional não acontece, vem à frustração e poderá gerar no individuo diversas atitudes, tais como comportamento que não apresenta logicidade ou normalidade; agressividade por não dar vazão à insatisfação que foi contida; insônia, nervosismo, distúrbios variados, desinteresse, baixa auto-estima, pessimismo, negativismo, insegurança entre outros. Muito embora se a necessidade não for satisfeita,  isso também não significa que ele permanecerá sempre frustrado. De alguma forma, ele compensará essa frustração, canalizando-a para outros interesses. Assim, o autor explicita ser a motivação um estado cíclico e constante na vida do sujeito.

Conclusão

Verifica-se então que um dos problemas enfrentados pelos docentes é a falta de interesse do aluno em sala de aula. Por outro lado, os alunos enfatizam as aulas desmotivadoras. Essa, portanto, é uma questão atual e pertinente no contexto universitário.
O estudo revelou que
Os alunos referem fatores desmotivadores, reclamam dos  textos longos para estudarem, das aulas monótonas e repetitivas, do uso exagerado de recursos áudios visuais,
Reclamam de aulas fragmentadas, do excesso de provas e  das cobranças;
Registram a mesmice pedagógica dos professores e o desestímulo de alguns. da monotonia e do tédio gerado pela desmotivação;
Sugerem mudanças na sala de aula por parte dos professores realizando aulas mais ativas, participativas, estudos de campo, pesquisas, textos breves e consistentes, livros acessíveis,  entre outras sugestões.

Por outro lado os docentes expressam:

Insatisfação quanto à participação dos alunos nas aulas, o desinteresse pela leitura dos textos e dos livros indicados na bibliografia dos projetos de ensino;
Enfatizam a ausência dos alunos revelada pelo silencio, como uma linguagem, entendida na visão dos professores, como desinteresse para aprender.
Ressaltam a fraca participação dos alunos nos debates e nos trabalhos de equipe;
Evidenciam a desmotivação do aluno para tarefas acadêmicas
Destacam o mal estar face ao desinteresse manifesto dos alunos pela leitura;
Faltas excessivas e justificativas de ausências as aulas.


          Desta forma, conclui-se ser que a motivação tem um significado pedagógico, sendo um dos fatores essênciais ao processo ensino-aprendizagem. Daí ser capital, do ponto de vista da formação docente, avigorar a discussão sobre o tema nos curso de formação continuada, em reuniões de professores, pesquisa de opinião, seminários docentes, pedagógicos, programas de apoio ao aluno, palestras e colóquios, entre outros eventos educativos.


Referencia bibliográfica

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: edições 70, 1977
TAPIA, Jesus Alonso e FITA, Enrique Caturla. A motivação em sala de aula: o que é e como se faz? São Paulo: Loyola, 2004.

PETRAGLIA, Isabel Cristina, MORIN, Edgar – A Educação e a Complexidade do Ser e do Saber. São Paulo: Vozes, 2008.

SERRANO, Daniel Portillo Teoria de Maslow - A Hierarquia das Necessidades www.portaldomarketing.com.br, 02/07/2000


















PERGUNTA QUE OS PROFESSORE RESPONDERAM

Estudo dirigido


— O que um professor pode fazer para que seus alunos se interessem por sua matéria?
— Como assegurar que os alunos serão capazes de realizar o esforço sistemático que o estudo e a compreensão dos principais temas requerem?
— Por que determinado aluno não avança em minha matéria quando as capacidades que intuímos nele são mais que suficientes?
— Como poderia conseguir que o interesse que determinado aluno tem por outra matéria o tivesse também pela minha?
— De que maneira deveria organizar minha sala de aula para que a maioria dos alunos se interessasse pelas atividades e tarefas realizadas?
— Que conteúdos são mais adequados para que nossos alunos realizem uma aprendizagem significativa?


PERGUNTAS QUE OS ALUNOS RESPONDERAM

Quais os fatores desmotivadores na sala de aula?

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Fortaleza, Ce, Brazil
Sou uma jovem senhora que gosta de olhar o mundo de um jeito diferente, buscando encontrar o indecifrável, o indescritível, o inusitado, bem como as coisas simples e belas da vida.