Postagens populares

Seguidores

quarta-feira, 1 de maio de 2013

A varredura da mente


A varredura da mente: um desafio

Estava sentada pensando na vida e me veio a mente o livro de Yalon:   A cura de Schopenhauer quando o psiquiatra Julius,  em seu grupo psicoterápico ,ouvia os depoimentos dos participantes, sua angustias, medos e tantas outras circunstâncias humanas... Lembrei-me de Pan, uma das pacientes que buscava a acalmar sua mente através da técnica da meditação budista: Vipassana. 
A Varredura da mente, realmente é um estado de plenitude circunstancial, a meu ver. Em todas as experiências com meditação, na Yoga, em momentos diversos, não conseguia varrer da minha mente os meus mil  pensamentos. Eles iam e viam com uma rapidez flutuante. Em algumas ocasiões, eu alcançava por , alguns minutos,   o descanso ao imaginar uma luz azul entre meus olhos. Mas era rápido, pois as idéias, as imagens chegavam devagarzinho e depois flutuavam aflitos em minha mente em desalinho. Respirava e continuava tentando. Conseguia por alguns segundos... E, novamente, me sentia invadida por  pensamentos paradoxais. Meu Deus! Essa realidade me cansava e resolvi sair da Yoga e arriscar outras maneiras de meditar.
Hoje tento praticar com meus alunos, quando estou proporcionando  um relaxamento em sala de aula. Outras vezes, em casa, escutando músicas  e na praia à tarde vendo o por do sol.
No entanto, em circunstancias outras, não obtenho nenhum resultado e termino no computador escrevendo crônicas, poesias e estórias de tantos outros momentos.
Compreendo a complexidade humana, suas inquietações existenciais, as dores que nos abatem, os medos que nos cercam e a esperança que não nos deixa desistir de viver na plenitude circunstancial, eternizando cada momento vivido.

  14 de outubro 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ce, Brazil
Sou uma jovem senhora que gosta de olhar o mundo de um jeito diferente, buscando encontrar o indecifrável, o indescritível, o inusitado, bem como as coisas simples e belas da vida.