Postagens populares

Seguidores

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Lançamento livro UM olhar sobre o tempo

Boa noite caros amigos e familiares
Em primeiro ligar agradeço a Reitora Dra
. Fátima Veras por sua gentil colaboração, afável em suas palavras e suas atitudes e  especialmente o Vice reitor de graduação professor Henrique Sá por sua brilhante apresentação da obra. Meu amigo e parceiro de trabalho. Obrigada
Agradeço a colaboração de meus amigos professores, Carlos Velasquez, Coordenador do Curso de Artes e Carlos Bittencourt, coordenador do curso de Jornalismo e Propaganda, que nos presentearam com a musicalidade, a sonoridade da música que nos enleva a alma.
A Diretora do Centro de Ciências Humanas, Erotides Honório por ter me estimulado a publicação da obra, sempre atenta e buscando a excelência;
As atrizes do Grupo Mirante da Universidade de Fortaleza por declamar alguns poemas numa apresentação apreciável apresentação artística
À Universidade de Fortaleza que sempre nos apoiou em nossas investidas literárias  
Ao meu amigo Batista de Lima que prefaciou o livro e a minha querida amiga Célia Filismino, por suas gentis palavras,
A minha companheira a acadêmica e escritora e amiga Revia Herculano que competentemente escreveu a quarta capa do livro.
Agradeço, em especial, aos meus alunos, parceiros desse momento. O Anderson, brilhante aluno de Jornalismo, a Mariana, a Marta e Hermania, minhas caras alunas  que tanto colaboraram para que essa noite fosse distinta e alegre;
Aos diretores, coordenadores, professores, aos  pareceirois  da Academia Cearense de Lingua portuguesa  e amigos em geral por dividirem, conosco, esse singular momento.
Agradeço, em especial, a minha família amada: meu marido Arley, meus filhos Geovanna e Giordano, Arley e aos meus netinhos queridos. Arley, Victor, Adriano e Gustavo que estão tornando essa noite mais brilhante com suas presenças;
Aos meus irmãos Cesar, Amadeu, Heloisa, Ricardo, Vladimir e Cléa por serem meus companheiros de tantas ocasiões especiais e, sobretudo, aos meus pais que já se foram e continuam eternizados em meu coração.
Agradeço em especial a minha doce amiga Ana , por existir em minha vida, companheira fiel de leituras e comentários sobre meus escritos.
Enfim agradeço a todos que aqui estão por se fazerem presentes e, já, peço desculpas pelos esquecimentos que acontecem numa noite como essa.
            Inicio minha fala afirmando que sou afoita e corajosa, uma vez que é meu primeiro livro de poemas e, acredito, não será o último. Gostei de escrever poesia. Lembro-me do primeiro Certamente que sei- ele resgata minha doce infância. Percebi que a visão sobre o tempo está presente em tudo que escrevo,  da crônica ao poema. Sou saudosista, mas seleciono as boas passagens da vida e volto ao presente com a mesma rapidez em que em envolvo no tempo que se foi.
             Esse livro revela minha reflexão sobre o tempo, sua infinita natureza e nossa finitude humana. Esse paradoxo me deixa em desalinho, e ao mesmo tempo, tenho o riso solto para tentar compreender e aceitar o inexorável tempo.
            Sou uma mulher simples, sonhadora, amante da boa música, da bela canção e da boa leitura. Gosto de fazer amigos e expresso essa atitude que tenho diante da vida, através de minhas obras.
Cito Cecília Meireles quando fala de amor. Ela me inspira!
Ah! O amor
É difícil para os indecisos.
É assustador para os medrosos.
Avassalador para os apaixonados!
Mas, os vencedores no amor são os
fortes.
            Penso que escrever é sentir-se apaixonada, é olhar o mundo sob outra perspectiva, é ver as pessoas em suas diferenças e aceitá-las, admirar a natureza. Acredito que ao escrever, aprendo a dialogar comigo mesma , com o amigo ausente, o leitor interessado, Sei lá, penso tantas coisas! Foi assim que me senti ao produzir UM OLHAR SOBRE O TEMPO.
            Ao reler o livro, gostei. Essa postura me agrada, porque me senti viva, apaixonada pelo poema a Insensatez do prazer Amordaçado, Possibilidades do amanhã orvalhado,  Um passado presente  e Sonhei com minha alma de névoa.
Lembrei-me de Drummond quando expressou em versos
Se procurar bem você acaba encontrando.
Não a explicação (duvidosa) da vida,
Mas a poesia (inexplicável) da vida.

             O interessante, meus amigos, e que o poeta confirma o que penso.           
            Destaco, creiam-me   que não alcancei o resgate do mesmo sentimento de quando escrevi o poema,  pois foi uma circunstância, um sentimento, um momento que não se repete. Mas percebi a sutileza dos versos que dizem tanto de mim, da vida e de tantos outros que se fizeram presentes em minha existência comum.
            Esse livro é o primeiro de outros, muito embora esteja tateando na produção de um romance, o que é bastante novo para mim, os poemas continuam aflorando minha cabeça, poesias sobre tantas coisas! Sutis desassossegos, esperança, sonhos, medos inexplicáveis, mesmice,  e...Só Deus sabe.
            Assim, na minha maturidade descobri esse grande prazer! Narrar, contar estórias, fazer poesia, cantar a natureza e  escrever sobre o cotidiano e o imponderável.
            Espero que gostem, mas, sobretudo, peço tolerância e paciência para comigo, pois percorri um itinerário desconhecido, fiz percursos inusitados, agradáveis. Em alguns, denunciei, censurei, repudiei, em outros, amei, descobri,sonhe e acordei.
Beijo fraternalmente cada um de vocês.
Muito obrigada e boa noite




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ce, Brazil
Sou uma jovem senhora que gosta de olhar o mundo de um jeito diferente, buscando encontrar o indecifrável, o indescritível, o inusitado, bem como as coisas simples e belas da vida.